Lusíadas Saúde partilha documento de apoio informativo sobre Medicina Narrativa

16/04/24
Lusíadas Saúde partilha documento de apoio informativo sobre Medicina Narrativa

No âmbito das 2.as Jornadas de Medicina Narrativa que ocorreram no início deste ano, a Lusíadas Saúde partilha um documento de apoio informativo sobre as várias comunicações e temas que foram debatidos no evento.

O evento contou com um programa diversificado. No primeiro dia foram debatidos temas como o papel das histórias e das memórias, da música e do canto para o bem-estar e para a melhoria do estado de saúde do doente. Foi dado destaque, ainda, à importância que a dignidade, o legado histórico e a compreensão das emoções representam para uma prestação mais flexível e criativa nos cuidados de saúde.

O segundo dia das Jornadas centrou-se na abordagem de temas pertinentes como, por exemplo, a relação entre a arte e a medicina, o poder curativo da arte, da poesia e do espaço envolvente, a importância da consciência e da autotransformação das histórias de vida, bem como a partilha da experiência e a vivência em ambiente hospitalar.

A Medicina Narrativa assenta no conceito de uma prática clínica realizada com empatia, reflexão, profissionalismo e confiança, cujos alicerces enraízam no reconhecimento da dimensão intersubjetiva da relação clínica e da consequente atenção à história de cada doente. O contacto mais próximo com o conhecimento narrativo permite aos profissionais de saúde uma visão mais holística sobre os seus doentes e a prática de uma Medicina mais personalizada, ao mesmo tempo que propicia espaços de reflexão sobre a sua própria vivência como profissionais a fim de promover o necessário autocuidado.

Consulte o documento partilhao aqui.

Partilhar

Publicações